Casa de avó….

Ainda lembro como se fosse ontem dos deliciosos cafés da tarde no casarão das minhas avós. O cheiro do café saindo, passado no coador de pano; e como minha avó materna morava com minha bisavó, meus tios-avós se reuniam para o café quase todo dia!!! Eram tardes muito animadas e de muita prosa. Meu irmão Adriano, eu e meu primo Marcelo eram os que mais participavam dessas tardes inesquecíveis, fomos abençoados, ah como fomos!! Tenho muita saudades de todos e do sobrado que infelizmente foi demolido há alguns anos. Ficaram as recordações para sempre no coração. Cada um deles me marcou de uma forma….e tenho certeza que essa proximidade diária com eles; pessoas sábias, justas, alegres e amorosas me fizeram o que sou hoje…

Voltando ao café…a mesa era sempre farta e deliciosa, me lembro das rosquinhas fritas de vinagre, pães de mandioquinha, pão na panela de pressão, bolinhos de chuva, panqueca com melado, pão paraná, pão doce de frutas da Padaria Real e tantas outras coisas deliciosas que as vezes comia lendo os livros de Monteiro Lobato, e bolo era uma coisa que nunca faltava também. Por isso hoje vou postar uma receita de bolo de laranja que me remete a pessoas ímpares. Pois um bom pedaço de bolo pode nos levar a sonhar acordados, desejando que aquele momento volte e não se acabe nunca mais… Esse bolo é muito fofinho e perfeito acompanhado de um cafézinho.

BOLO DE LARANJA:

INGREDIENTES:

460 gramas de manteiga

2 xícaras de açúcar

Raspas de suco de 3 laranjas (160ml)

8 ovos

4 xícaras de farinha de trigo

1 pitada de sal

2 colheres de sopa rasa de fermento em pó

GLACE:

3 xícaras de açúcar de confeiteiro

5 colheres de sopa de suco de laranja

raspas de laranja a gosto para decorar

MODO DE FAZER

BOLO: Bata a manteiga com açúcar na batedeira até formar um creme branco e fofo. Adicione as raspas de laranja. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os ovos um a um. Alterne a adição da farinha com o suco de laranja, começando com 2 xícaras de farinha, depois um pouco de suco. Bata até ficar homogêneo e acrescente o fermento. Ponha numa forma untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido a 180 graus, por aproximadamente 50 minutos. Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

GLACE: Misture os ingredientes. Jogue por cima do bolo. Se quiser decore com raspas de laranja e está feito!!!!!

Casarăo nos anos 50 antes da reforna final

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.