Thanksgiving Day

Hoje é comemorado nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças, o famoso Thanksgiving Day, feriado por lá, arrisco dizer é tão ou mais importante por lá quanto a comemoração do Natal. Essa data também é comemorada no Canadá. Tudo começou em novembro de 1620, quando um grupo de 102 peregrinos ingleses desembarcou em Plymouth, nos EUA, fugindo da perseguição religiosa na Europa. Um ano depois, o governador, para agradecer a colheita farta, resolveu instituir um feriado para “dar graças” (“thanksgiving”). Posteriormente Lincoln transformou essa data em um feriado nacional.

Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro, e no Canadá, toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

Sendo uma data muito especial onde as famílias se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano.

É também um momento para expressar carinho e amor pelos amigos e familiares. É um feriado familiar, em que é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos.

Outra grande tradição deste feriado é a comida, as famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica. Tipicamente come-se peru (por isso também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata doce, purê, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, cranberry sauce entre outras coisas. Por isso postarei uma receita de Peru que fazemos todo ano, que pegamos do Blog inglesgourmet. Super fácil, fica úmido e saboroso!! Vamos a estrela da data!!!

TURKEY

1 peru de aproximadamente 3 kg (dê preferência aos que não sejam temperados)

1 garrafa de vinho branco seco (não precisa ser de excelente qualidade) ]

200g de manteiga com sal 1 ou 2 fatias de pão (as pontas do pão)

1 pano limpo *a quantidade de vinho e manteiga não precisa ser aumentada se o peru for maior.

Derreta a manteiga e acrescente o vinho. Reserve. Retire os miúdos do peru (reserve-os para fazer o Gravy) e aquele dispositivo que indica estar assado. Lave-o e seque o máximo possível. Coloque-o com o peito para cima e, com ajuda de uma colher, preencha a cavidade onde estavam os miúdos com o recheio (stuffing), mas de forma que não fique muito compactado . Termine com uma fatia de pão e feche a abertura com palitos longos (nós usamos aqueles de espetinho). Amarre as pernas do peru sobre a abertura com barbante ou linha. Coloque a ponta das asas sob as costas do peru (escorregue a ponta da asa para frente até que se encaixe embaixo do peru). Mergulhe o pano na mistura de vinho e manteiga e coloque-o, dobrado ao meio sobre o peru de maneira a cobrir do peito até as coxas. Leve para uma assadeira com grelha (se não tiver a grelha, sem problema, mas ela evitará que o peru fique em contato com o fundo da assadeira e o líquido resultante do cozimento), regue com um pouco da mistura de manteiga e vinho e asse em forno médio por 3 a 4 horas (dependerá do tamanho).
O recheio que sobrou deverá ser colocado em uma assadeira e reservado. A cada vinte minutos regue o peru, inclusive o pano que cobre o peito com a mistura de vinho e manteiga e vire a assadeira no forno (se o peito estava em direção ao fundo, fazer com que fique em direção à porta do forno). Também é possível colocar um pano sobre a ponta das coxas, para que não ressequem demais. Quando faltar meia hora para que o peru fique pronto, retire o pano, regue o peru com a mistura de manteiga e vinho e retorne ao forno para que doure. Como saber se está pronto? Quando espetar a parte mais grossa da coxa e sair um líquido transparente. Então transfira o peru para o prato em que será servido e com o molho Gravy.

STUFFING :O stuffing é o recheio do peru. Ele é super importante pois vai ajudar a temperar o peru e deixá-lo bem suculento.

3 colheres (sopa) de manteiga (aproximadamente 50g)

2 cebolas picadas 8 talos de aipo, sem folhas, picados

5 folhas grandes de sálvia (de preferência fresca) picadas

1 pão de sanduíche dormido, com casca, picado (cortar cada fatia em 8)

1/2 xícara de nozes pecãs picadas

1/2 xícara de uvas passas brancas

3 xícaras de caldo de galinha (2 cubos dissolvidos em 3 xícaras de água)

2 colheres (chá) de pimenta preta moída

Derreta a manteiga e acrescente as cebolas e o aipo. Quando a cebola estiver translúcida (7 a 10 minutos) acrescente a sálvia e cozinhe mais uns 2 minutos. Retire do fogo, acrescente os demais ingredientes e misture bem. Reserve.

MOLHO GRAVY:

Molho de miúdos:

3 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada em pedaços grandes

1 talo de aipo com folhas, picado em pedaços grandes (1cm aproximadamente)

1 alho poró, picado em pedaços grandes (1 cm aproximadamente)

2 folhas de louro Miúdos do peru (pescoço, coração, moela e fígado) sem pele e gorduras

4 xícaras de água


Molho final – Gravy:

1 colher de sopa de amido de milho

Molho de miúdos

Molho de miúdos: Enquanto o peru estiver no forno (nós fazemos logo após colocá-lo para assar), derreta 2 colheres de manteiga e acrescente a cebola, o aipo e o alho poró. Cozinhe por 5 minutos. Acrescente as folhas de louro, o pescoço, o coração, a moela, a água e cozinhe em fogo médio até que a quantidade de líquido reduza à metade (45 minutos aproximadamente). O fígado deverá ser cozido separadamente, caso contrário o molho ficará amargo. Em uma frigideira derreta 1 colher de manteiga e acrescente o fígado picado. Cozinhe até que fique dourado e não saia mais líquido vermelho. Reserve.

Quando a quantidade de líquido do molho tiver reduzido à metade, retire do fogo, misture o fígado e coe apertando os sólidos contra a parede do coador de forma a retirar a maior quantidade de líquido possível. Reserve o líquido obtido para fazer o gravy
Molho final – Gravy: Depois de retirar o peru da forma, coloque-a sobre o fogo do fogão e raspe bem o fundo com uma colher de pau para soltar todos os pedacinhos que ficaram grudados. Descarte o máximo possível de gordura, coe e junte ao molho de miúdos preparado anteriormente e reservado. Ferva por uns 10 minutos e acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de água, mexendo bem, para que o molho fique espesso

Acabamos de tirar do forno!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.