Trick or treat??

Hoje 31 de outubro é o dia das Bruxas, ou Halloween , e o simbolo dessa data é a abóbora. Que aparece também no Thanksgiving Day ( dia de ação de Graças), sendo a estrela da data com a clássica Pupkin Pie (em breve farei um post sobre o Thanksgiving) uma sobremesa clássica da data, ambas datas ocorrem no outono. Essas datas são muito comemoradas por lá… Aqui no Brasil a festa do dia das Bruxas está ganhando cada vez mais adesões principalmente da criançada!!! Hoje vou postar uma receita com abóbora incrível, do Blog A Cozinha Coletiva, recomendo que deem uma passada no Blog do Ritchie, textos , receitas e fotos primorosas, e as receitas dão super certo!!!! No Brasil o uso da abóbora nas receitas e muito menos criativo do que na América rsrs Esse bolo é muito aromático, molhadinho e a farofinha que vai no meio faz toda a diferença… A cobertura de cream cheese com suco de laranja pode parecer estranha, mas garanto a vocês que e surpreendente a combinação de sabores. e usem o açúcar impalpável como pede a receita, já fiz com açúcar confeiteiro não deu o mesmo resultado. Esse bolo vai fazer a alegria de crianças e adultos!!!

BOLO DE ABÓBORA, CREAM E ESPECIARIAS:
Ingredientes para a farofinha de recheio:1/2 xícara de açúcar mascavo;1 colher de chá de canela em pó;1 pitada de cravo em pó. 1 pitada de noz moscada ralada;1 pitada de gengibre em pó;2 colheres de chá de manteiga sem sal.

Ingredientes para a massa: 3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de chá de canela em pó; 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio; 1 colher de chá de sal; 2 xícaras de açúcar; 1 xícara [200g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente;4 ovos; 1 xícara de purê de abóbora; 1 xícara de sour cream*; 1 colher de chá de extrato de baunilha.
Ingredientes para a cobertura: 90g de cream cheese em temperatura ambiente; 1/4 de xícara de suco de laranja; 1 e 1/2 xícaras de açúcar impalpável.

Prepare a farofinha:Em uma tigelinha coloque todos os ingredientes e amasse com as pontas dos dedos só até formar uma farofinha com textura de areia molhada. Reserve.

Prepare o bolo:Preaqueça o forno a 170 graus.Unte uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro e 8cm de altura com manteiga. Polvilhe farinha de trigo, espalhe bem e bata para tirar o excesso. Reserve.Em uma tigela misture a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal. Reserve.Na batedeira [se a sua for planetária use o garfo tipo raquete] bata a manteiga com o açúcar em velocidade média até conseguir um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um por vez, batendo após cada adição. Junte a abóbora, o sour cream* e a baunilha e bata rapidamente para misturar.  Desligue a batedeira.Adicione a mistura de farinha aos poucos, mexendo com uma espátula grande, até ficar homogêneo.Espalhe metade da massa na fôrma preparada. Com a ponta de uma colher faça um “caminho” mais fundo no meio da massa, seguindo o formato da fôrma. Espalhe a farofinha nesse “caminho”, evitando que entre em contato com as bordas da fôrma. Espalhe o restante da massa por cima.Leve ao forno por 60 minutos, até que enfiando um palito de madeira no meio do bolo ele saia limpo.Deixe esfriar por meia hora dentro da fôrma, sobre uma gradinha. Desenforme e deixe terminar de esfriar sobre a gradinha.
Para a cobertura:Em uma tigelinha bata o cream cheese com o fouet até ficar cremoso. Junte os outros ingredientes e continue batendo até conseguir um creme grosso, liso e brilhante.Espalhe sobre o bolo ainda morninho e deixe esfriar completamente.


*Para fazer Sour Cream caseiro: aqueça levemente uma xícara de creme de leite fresco, só para quebrar o gelo. Adicione 1 colher de chá de suco de limão, misture e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas.

*Para o purê de abóbora : Corte as abóboras em fatias grossas, sem as sementes e asse em forno a 180 graus até ficarem macias, amasse com um garfo ou passe no processador, e deixe escorrer numa peneira forrado com filtro de papel de um dia para o outro na geladeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.